
PPSA apresenta alternativas para comercialização do gás da União durante seminário na Fiesp
O Diretor-Presidente da PPSA, Luis Fernando Paroli, participou nesta segunda-feira (15) do Seminário Gás para Empregar, realizado na sede da FIESP, em São Paulo. Durante o evento, Paroli apresentou as alternativas em estudo para viabilizar a comercialização do gás natural da União. Entre as possibilidades avaliadas estão a realização de um leilão de curto prazo na “boca do poço”, a comercialização do gás na saída do Sistema Integrado de Produção (SIP) e a contratação da Petrobras como agente comercializador da União.
O leilão de longo prazo devera ser no primeiro semestre de 2026. Atualmente, a produção de gás natural da União está em torno de 300 mil m³ por dia, com estimativa de aumento para 1 milhão de m³/dia a partir de 2027, chegando a uma média de 3 milhões de m³/dia entre 2029 e 2034.
Durante a abertura do evento o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, cobrou da Petrobras avanços nas negociações para redução dos custos de acesso da PPSA às infraestruturas de escoamento e processamento de gás natural operadas pela empresa.
Organizado pela FIESP, o seminário reuniu autoridades, representantes do setor produtivo e especialistas para debater o futuro do gás natural no país e os caminhos para tornar o insumo mais acessível à indústria e aos consumidores.